terça-feira, 26 de maio de 2009

WALL-E E OS NOSSOS ESCUTEIROS

O consumismo, a desumanização da humanidade, a excessiva dependência da tecnologia, a procura excessiva do conforto, leva os nossos rapazes e raparigas a serem tristemente inactivos, sem comunicação interpessoal, sem sentido crítico, sem humanidade, “crianças grandes”, em “grandes berços”, sem sentido de responsabilidade, sem liberdade, sem tempo para brincar.
Pois, é no meio desta sociedade sem valores e materialista, que os nossos escuteiros devem fazer a diferença! E como?
Começo por dar todo o meu apoio ao projecto RAP, pois penso que as necessidades das crianças, adolescentes e jovens de hoje não são as mesmas daquelas de há uns anos atrás.
Viver neste mundo é um desafio, para os nossos rapazes e raparigas de hoje. Tornam-se vítimas de um processo decadente. Sendo assim, é urgente que o chefe e animador dos escuteiros vão ao encontro das necessidades de cada um.
É preciso motivar os nossos escuteiros, dar bons exemplos! “ Ora é através de acções, mais do que palavras, vivências, mais do que conceitos. “Vamos”, mais do que “vai” que conseguimos ser esta influência basilar na construção da personalidade dos nossos rapazes e raparigas”( revista Flor de Lis , Abril/ Maio 2009).
WALL-E também faz a diferença, ele descobre que pode mudar a terra, aprende o que significa ser humano e amar, descobre a beleza e a riqueza dos mais simples objectos, descobre o sentido do sacrifício, do compromisso, da entrega, da criatividade, do ir até ao fim, descobre também a vida de uma planta, esta vai transformar tudo!
O Amor surge, e tudo tem sentido! Deus tem um projecto para cada um de vós!

Mesmo sabendo que muitas coisas estão mal com os nossos rapazes e raparigas, Chefes e animadores não desistam, motivem!

1-A alegria de aprender (Todas as crianças têm curiosidade por tudo o que é novo, desde que seja apresentado de forma criativa. Ensinar tarefas)
2-A satisfação quando se vence um obstáculo (vencer um obstáculo com apoio do animador ou chefe é sempre muito gratificante)
3-Que o jovem seja aceite pelos outros (o jovem que é aceite pelo chefe, monitor e pelos colegas, sente-se estimulado no seu desenvolvimento intelectual, afectivo, social e na sua participação no grupo.
4-A actividade lúdica (toda a criança reage bem a solicitações novas através de jogos e actividades onde possa exprimir a sua criatividade e imaginação.
5-A cooperação (o trabalho de cooperação dá à criança o prazer de se sentir útil ensina-a a saber dar e a receber ajuda.

A sociedade muda a cada dia, Por isso o escutismo deve marcar pela diferença, não se pode remar contra a maré, mas pode-se mostrar outros modelos e dar a conhecer respostas concretas para preencher o vazio que os jovens sentem.
“Estar mais próximos deles, no meio deles, sendo positivamente “COOL”. Mostrando que no seu tempo Jesus foi super “ COOL” e que eu dirigente, também sou “COOL”, mas que podemos ser mais isso, podemos ser COOL SCOUT`S. Podemos estar na moda sem abdicar dos nossos princípios.” (Revista Flor de Lis, Abril/Maio 2009).
Pais, não pensem que estão fora disto! A aprendizagem psicossocial inicia-se na família, prossegue na escola e desenvolve-se nos escuteiros. A qualidade desta aprendizagem passa pela qualidade do testemunho e acção do educador.

Lurdes Paula , mãe do Pedro Paula (Lobito)

2 comentários:

Anónimo disse...

Felizmente há quem consiga 'ver mais além'... Excelente.

Agrupamento 113 disse...

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